Leitura e Trânsito: Educação para a Vida


O volume e a qualidade de leitura demonstram a competência social do indivíduo, refletem a maturidade individual. A deficiência de leitura pode afetar toda existência, todas as carreiras em qualquer profissão.
Fomentar o hábito de ler em Santa Catarina é a grande meta da Câmara Catarinense do Livro. Em função disso, vem promovendo feiras do livro, anualmente, com grande sucesso de público.
Em continuidade a essas ações, no período de 6 a 17 de maio de 2014, será realizada, no Largo da Alfândega – Florianópolis, a 7ª Feira Catarinense do Livro. O leitor catarinense terá novamente possibilidades de se aproximar e de se apropriar do livro, numa festa com uma grande variedade de obras, para todas as idades e com descontos especiais.
Nesta edição da feira, o tema é Leitura e Trânsito: Educação para a vida. A escolha deste tema é de extrema importância, pois a violência viária representa, hoje, um grande problema social. Conforme dados da Seguradora Líder (2014), administradora do seguro DPVAT (Seguro do trânsito que cobre Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores), no Brasil, em 2013, foram pagas 54.767 indenizações por morte no trânsito e 444.206 por invalidez permanente. Esses números significam 150 indenizações pagas por morte e 1.217 indenizações pagas por invalidez ao dia. São dados que comprovam que estamos diante de uma epidemia grave.
Entendemos que as pessoas com mais conhecimento, adquirido por meio da leitura, são mais educadas e mais prudentes no trânsito. São pessoas mais éticas e responsáveis, que se preocupam com a sua segurança e com a segurança das outras pessoas que convivem no trânsito. Além disso, este evento proporcionará também a formação de multiplicadores em educação para o trânsito, ou seja, pais, professores e demais visitantes da feira, certamente irão transmitir às pessoas que convivem, os conteúdos vivenciados através das leituras e das atividades educativas e culturais oferecidas no evento.
Durante a feira, haverá diversos escritores realizando lançamentos de livros e sessões de autógrafos. Até o momento estão confirmadas as presenças de Urda Alice Krueger, Luiz Carlos Amorim, Irene Rios, Márcia Pontes, Fabio Oscar, Inês Carmelita Lonh, Mauro Demarchi, Airton da Silveira Filho, Cristina Klein, Eloah Westphalen Naschenweng, Ester Polli, José Rovaní Kurz, Maria Luiza Vargas Ramos, Rosalba Hass Hackbarth, Sérgio Almeida e Zeli Regina de Souza.
Entre as apresentações culturais, haverá contação de histórias com Rodrigo Calistro e Show de Mágicas, com Franco do Vale, diariamente.
Haverá ainda palestras com Fábio Oscar Lima (Educação & Inovação), José Rovaní Kurz (Motorista Comprometido), José Leles de Souza (Cidade para Pessoas: Um desafio educacional e para a gestão pública), Irene Rios (“Segurança no Trânsito” e “Campanhas Educativas para o Trânsito”) e Márcia Pontes (“Formação significativa e defensiva de condutores pelo método decomposto de aprendizagem da direção veicular” e “Medo de dirigir”).
As datas e os horários destas e de outras atrações da 7ª Feira Catarinense do Livro podem ser conferidas no site: http://feiracatarinensedolivro.blogspot.com.br

Câmara Catarinense do Livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário